domingo, abril 12, 2009

Manhã de Páscoa

1 Depois do sábado, tendo começado o primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria foram ver o sepulcro. 2 E eis que sobreveio um grande terremoto, pois um anjo do Senhor desceu dos céus e, chegando ao sepulcro, rolou a pedra da entrada e assentou-se sobre ela. 3 Sua aparência era como um relâmpago, e suas vestes eram brancas como a neve. 4 Os guardas tremeram de medo e ficaram como mortos. 5 O anjo disse às mulheres: “Não tenham medo! Sei que vocês estão procurando Jesus, que foi crucificado. 6 Ele não está aqui; ressuscitou, como tinha dito. Venham ver o lugar onde ele jazia. 7 Vão depressa e digam aos discípulos dele: Ele ressuscitou dentre os mortos e está indo adiante de vocês para a Galiléia. Lá vocês o verão. Notem que eu já os avisei”. [Mateus 28. 1-7]
Diante desse relato, passei toda a semana meditando em que escrever numa manhã de páscoa. E cheguei a seguinte conclusão: "Aonde nos perdemos do verdadeiro sentido da Páscoa"?
Tudo bem que para os judeus ela significa libertação, saída do cativeiro e fuga do Egito; para os cristãos é a celebração da ressurreição de Cristo- o que não nos deixa de pensar também da libertação do pecado e pagamento de dívida com a morte eterna.
Mas nesses dois universos - principalmente quando falamos de Brasil - o chocolate, o coelho, as discussões nos jornais sobre o preço do peixe e as "brigas" de que se deve ou não comer peixe na sexta-feira "santa", sobrepoem-se à reflexão de que uma pessoa inocente morreu por todos nós para nos livrar de um castigo eterno.
Ah, outra coisa...Parei para assistir à alguns filmes na sexta-feira e fiquei bestificado com a quantidade de filmes que ao invés de tentar reproduzir um momento...digamos sagrado, ou santo - assim como diz a semana - quase todos que vi, questionavam a divindade do próprio "Filho de Deus", ou então apimentavam a sua dúbio relação com Maria Madalena, ou ainda a sua amizade quase que simbiótica com Judas e a vontade deste de formar um exército para acabar com os romanos.
Onde foram parar as programações que falavam de Vida, Ressurreição, Esperança, Amor?
Onde estão as famílias que se reuniam em torno da mesa para se confraternizarem e abençoarem-se mutuamente? Acabaram? O que vi eram alguns bares cheios com pessoas bebendo até o seu fechamento e no final da madrugada, ou início do domingo, diziam-se "feliz páscoa!" Com troca de que mesmo??? Chocolate!
Aff, bem se seguíssemos a risca o simbolismo criado pela igreja há alguns séculos atrás, tudo bem, mas não é o que aconteceu, e por isso a minha pergunta continua sem resposta "Aonde nos perdemos do verdadeiro sentido da Páscoa"?
Assim como o meu amigo Fabiano (lá do Banalidades Indispensáveis) me desejou, também desejo a todos uma "boa páscoa! (aquela páscoa Divina, na qual o protagonista é lembrado pelo amor e misericórdia...) Ressurreição e Vida!

3 Comenta aí po!:

Fabiano Barreto disse...

Rapaz, não sei o que dizer sobre a referência... Uma vez mais, só você (pra fazer uma coisa dessas).

Quanto à páscoa, o coelho nada faz senão vender chocolate, já o Divino alimenta nossos espíritos, nos aconchegando em seu coração!

Ah, eu não penso duas vezes: Foda-se o coelhinho!!!!!

Um beijo nesse coração generoso!

Que Deus te abençoe!

Blog do Franciney disse...

Valeu, irmaozinho, vou divulgar teu blog por aqui entre os amigos de Cruzeiro do Sul-AC e cercanias.
Esse negócio de blog (se for bom entao como é o teu)nao deve se preocupar muito com a quantidade de acessos, nao. A qualidade dos acessos é o que interessa.
Sou acusado de ser um rebelde inveterado, mas nao posso deixar de me escandalizar com a onda de consumismo que contamina os incautos.
Fora Papai Noel, fora coelho de páscoa, fora dia dos namorados, fora tudo o que nos entorpece e nos bestializa.
Vc foi perfeito. Parabéns!

Fabrício Sales disse...

1º Ao Fabiano: Meu querido, esperei você escrevr alguma coisa para o orifício reto do coelhinho, mas sua crítca feroz não veio. Pensei que havia amolecido, mas vendo seu coment aqui fiquei mais aliviado. kkkkkkkk Grande Beijo pra voce tambem meu querido!!!

2º Obrigado Franciney pelo elogio ao blog. E se todas as visitas tiverem a mesma qualidade que a sua me dou por satisfeito. Grande abraço e mais uma vez Bem Vindo!