terça-feira, fevereiro 03, 2009

Reflexão sobre O Banheiro

Há dias que penso em fazer uma reflexão sobre o banheiro, inicialmente seria apenas a respeito do banho, esse momento tão particular da nossa vida, que os portugueses aprenderam com os "selvagens" a se tornar um hábito diário. Mas seria me limitar muito falar apenas do Box e a ducha que cai do chuveiro.

O Banheiro pode ser residencial, comercial, industrial, duplo com compartimento para a ducha e outra para as funções fecais e urinois, não importa ele é importante. Antes ficava sozinho, distante da casa, mas no século XIX foi integrado no interior das mesmas.

Ahhh.... "O Banheiro".... Esse lugar que é ao mesmo tempo santo e profano para todos nós; pois muitos costumam se trancar nele para realizarem suas orações, ou então para se deleitarem nas paixões carnais, ou amorosas, seja ele na companhia de alguém, ou apenas em solitárias fantasias.


Ah O Banheiro.... seja ele público ou privado não importa, estando nele, todos nós somos feitos reis e rainhas pelo menos uma vez no dia, e em seu "trono" sanitário a natureza se encarrega de expulsar tudo que não presta do nosso complexo organismo.


Vale lembrar também que não importa quem é o dono da casa, bar, restaurante, e afins, o tal trono sempre terá status de propriedade privada daquele que o usa em determinado momento.



Ah, O Banheiro,....uns são tão grandes que chegam a caber várias pessoas dentro, pode até se considerar uma outra sala, quarto, ou coisa parecida; outros tão minúsculos que mal cabe uma pessoa dentro, pode até se comparar aos dos ônibus de turismo. Eu prefiro os grandes banheiros, sei que da trabalho pra lavar, mas penso que lá deve ser o lugar mais aconchegante da casa. O da minha casa terá rádio, revistas, tv, bloco para anotar pensamentos, e se possível, ar condicionado, as vezes demoramos muito, e no verão é difícil ser rei.


O Banheiro.... muitos tem banheiras, outros apenas chuveiros, alguns espelhados, outros apenas um pedaço de espelho quebrado, mas mesmo assim, é nele que nos conhecemos, ou antes nos reconhecemos; com suas portas trancadas muitas vezes choramos, tantas outras sorrimos, outras mais cantamos, ou ainda gritamos, não importa o que se faça dentro dele, tudo corrobora para um processo que vai muito mais além do que um simples banho... Que por sua vez pode ser o mais importante momento, pois é através do banho que lavamos não apenas o corpo das impurezas, mas também lavamos a alma e o espírito.


Lágrimas, pensamentos, suspiros, cantos, sorrisos, gritos... todos fazem parte da catarse que nos ocorre no instante em que fechamos a porta do nosso Banheiro e adquirimos um pouco de privacidade.


É esse é nosso companheiro, "O Banheiro"!!!

2 Comenta aí po!:

Larissa Gonçalves disse...

Sem comentários! Ótima postagem,bem criativa.kkkk

Rutinha disse...

kkkkkkkkkkkk
sem dúvida nenhuma.... um dos melhores companheiros!!!!
confesso, já passei um dia inteirinho no banheiro e nem fiquei intediada!!!kkkkkkkkk
honra a quem tem honra!!!!