quinta-feira, maio 28, 2009

BREVIDADE ... Breve idade

Nasci hoje de madrugada
vivi a minha infância esta manhã
e cerca do meio dia
já passava a minha adolescência.
E não é que me assuste
que o tempo passe por mim tão depressa.
Só me inquieta um pouco pensar
que talvez amanhã
eu seja
demasiado velho
para fazer o que deixei pendente.
[poema de Jorge Bucay]

segunda-feira, maio 25, 2009

Frase!

"Não precisas de muralhas! As muralhas não te protegem, te isolam."
[Desconheço o autor da frase]

sexta-feira, maio 22, 2009

Minhas reflexões

Há pessoas que são, para nós, como os poetas: põem palavras onde, antes, só havia sentimentos. Palavras que interpelam o que sentimos e lhes respondem. Com gestos. De surpresa. São gestos que, parecendo um tudo-nada, tocam cá dentro e fazem do 'perto' 'muito perto'... e sentimos uma liberdade que se perde de vista.
A esses gestos - que nos revolvem - podemos chamar, simplesmente, comunhão. Ou, timidamente, amor.
Como se fossem um regresso a um paraíso que parecia perdido e, ao mesmo tempo, um lugar que se sente e se saboreia quando se visita pela primeira vez...
Como se fosse possível, para sempre, trazer para dentro de nós quem nos queira dentro de si. E nos presenteie com um perto muito perto, que nos devolva à comunhão e restaure com beleza a fé na vida, onde, antes, se formara um ermo nos nossos sentimentos...

terça-feira, maio 19, 2009

Ilusão

Tenho sido assombrado por algumas sombras, fantasmas e vultos. Em suas mãos tornei-me um joão bobo jogado de um lado para outro sem direção.
Se escrevo, é para fugir a dura realidade que me flagela e não para ser poeta.
Se fosse alguma coisa no momento... seria triste, mas quem não é, ou nunca foi?! Não é mesmo?
Tento colorir algumas páginas, mas o tom cinzento das imagens teimam a me atormentar.
Se tenho cativado algumas pessoas? Sim tenho, mas não por que quero, ou deseje. Nem quero ser responsável por elas!
Estou doente... enfermo... moribundo. Sou amparado por duas muletas que sustentam meu corpo no ar.
Tal qual cavaleiro sem armadura e filhote abandonado, assim é o meu atual status quo.
Todavia, carrego no meu peito e no músculo que me bomb[ard]eia, a mesma esperança da mãe , cujo o filho, desapareceu num determinado dia e nunca mais voltou.
"Quem me vê sorrindo pensa que estou alegre
O meu sorriso é por consolação
Porque sei conter para ninguém ver
O pranto do meu coração" [Cartola]

domingo, maio 17, 2009

Saint-Exupéry

As pessoas podem ser dividas em três grupos:
1) Os que fazem as coisas acontecerem;
2) Os que olham as coisas acontecendo;
3) Os que ficam se perguntando o que foi que aconteceu.
Nosso caráter é aquilo que fazemos quando achamos que ninguém está olhando. Nunca deixe de ter dúvidas, quando elas param de existir é porque você parou em sua caminhada.
[Antoine de Saint-Exupéry]
...........................................................................................................................................
"Também somos ricos das nossas misérias."
[Antoine de Saint-Exupéry]

quarta-feira, maio 13, 2009

"Eu não tenho nada pra comemorar"

“Teus olhos expressivos, molhados por um pranto escondido, simbolizam a tua dor...”
(autor desconhecido)
...
A imagem fala por si própria!
13 de maio dia da "libertação" dos escravos......






Sonhei contigo

Hoje sonhei que acordava ao teu lado.
E foi certa música, com dedos de memórias que me tocavam, que me acordou...
...
Não sei se foi... é... amor ou não, mas já não me preocupo em dar a todas as coisas um nome próprio, porque o que não tem nome perdura para lá de todos os tempos e existe fora de todos os dicionários.
...
Nunca sabemos para onde vamos.
Mas eu levo-te comigo. Sempre!
...
Só tu podias ser os passos ao lado dos meus. Só tu!
...
Eu sei que o sabes.
Assim como sei que me negarás, muitas vezes três vezes, ainda que isso te seque por dentro.
...
Será isso amor, amor?
(...)